Ter, Maio 14, 2024

1ª Conseg – Projetos inovadores em segurança pública

Durante os quatro dias em que é realizada a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), evento que segue até domingo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, a população em geral poderá visitar a Feira do Conhecimento.

Aberta na noite de ontem (quinta-feira, 27 de agosto), pelo ministro da Justiça Tarso Genro, a feira é considerada o espaço mais democrático do evento.
No local, os visitantes podem conhecer 41 experiências inovadoras na área de segurança pública, de todo o país, com o objetivo de melhorar o setor. Um dos projetos selecionados é da Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais. Desde 2003, são desenvolvidas ações voltadas para jovens de 12 a 24 anos em situação de criminalidade e de fomento das penas alternativas e a reintegração social de ex-presidiários.
De acordo com o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, que também participou da abertura da Conseg, foi registrada uma redução de 20% no número de homicídios nas comunidades onde o programa foi implantado.
Em algumas comunicadas, informa, o percentual é ainda maior. Nos aglomerados do Cafezal e Santa Lúcia, na capital, a queda de
homicídios foi de 53% nos meses de janeiro a maio de 2008, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Na Pedreira Prado Lopes, o índice chegou a 100%.

O grupo cultural carioca Afroreggae também está presente na feira, com o projeto "Papo Responsa", realizado em conjunto com a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Monitores do grupo e da polícia vão a escolas, faculdades e empresas para conversar com jovens que vivem em comunidades com alto índice de violência. Desde 2007, mais de 10 mil já participaram do projeto.
A Feira permanece aberta ao público até domingo (30), das 10h às 18h, com entrada franca.


Imprimir  
Image
Image

Temos 241 visitantes e Nenhum membro online